Açafrão de Mara Rosa, Cúrcuma de Mara Rosa, Curcumina, Açafrão da Terra, Açafrão no Atacado, Cúrcuma no Atacado, Açafrão comprar, Cúrcuma comprar, Curcuma onde comprar, propriedades do açafrão, propriedades da cúrcuma, Mara Rosa, a Capital Nacional do Açafrão, propriedades da curcumina, Açafrão faz mal, Açafrão para saúde, açafrão com pimenta do reino, cúrcuma é lipossolúvel, cúrcuma longa, açafrão da índia curcumina lupossolúvel, Cooperativa dos Produtores de Açafrão de Mara Rosa, CNPJ: 05.739.692/0001-08, Cooperaçafrão,

A região do município de Mara Rosa é a primeira do estado de Goiás a ter indicação geográfica (IG) – selo conferido a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, o que lhes atribui valor intrínseco, identidade própria, renome e os torna mais competitivos no mercado. Com apoio da Superintendência Federal de Agricultura de Goiás (SFA/GO), a Cooperativa dos Produtores de Açafrão de Mara Rosa (Cooperaçafrão) obteve o registro de IG, na modalidade de indicação de procedência, para o açafrão (Curcuma longa). O açafrão goiano é o primeiro do país a conseguir a IG.

gallery/montagem2

Como usar o Açafrão como seu remédio natural?

Para obter todos os benefícios do açafrão para sua saúde, você precisará usá-lo de duas formas no mínimo. Somente na forma "in natura" ele preserva todos os nutrientes que seu corpo precisa, mas para obter o óleo com a CURCUMINA ATIVA, ele deverá estar seco (você pode comprá-lo seco ou você mesmo secar.
 
Abaixo as receitas!

COMO FAZER O ÓLEO DE AÇAFRÃO

 

INGREDIENTES:

1 Litro de óleo de boa qualidade prensado a frio;

100 gramas de açafrão seco.

 

MODO DE PREPARAR

Coloque o açafrão seco em um recipiente hermético (que resista ao calor) e despeje o óleo sobre ele.

Coloque uma panela no fogo com água e dentro dela o recipiente acima em banho maria, deixando agir por cerca de 15 minutos, até ver a cor amarelada do açafrão no óleo.

Coe o produto e reenvase numa garrafa de vidro com tampa. Não é necessário guardar em geladeira.

OBSERVAÇÃO: Tome, diariamente, uma colher de sopa deste óleo ao levantar.

Utilize, também, este óleo para regar saladas salgadas se você usou, por exemplo, um azeite de oliva. Você também pode usar o óleo de coco e regar saladas de frutas.

Para obter o açafrão seco a partir do açafrão in natura rale a raiz e deixe secar no sol por um dia, até que sinta não ter mais umidade no produto.

 

COMO FAZER O SUCO DE AÇAFRÃO

 

INGREDIENTES

4 Raízes de Açafrão "in natura";

1,5 Litros de água (previamente fervida e esfriada)

 

MODO DE PREPARAR

Bata as raízes no liquidificador, utilizando água suficiente para para deixá-lo na forma de pó.

Não coe. Se deseja que seu suco seja potencializado acrescente 15 gramas (uma colherinha de café) de pimenta do reino (ela potencializa em até 2 mil vezes os efeitos da curcumina).

Acrescente a água que não foi para o liquidificador e guarde em uma garrafa de vidro em geladeira.

Tome, todos os dias ao levantar e antes de dormir, um copo de 200ml deste suco.

 

COMO FAZER CHÁ DE AÇAFRÃO

O chá de açafrão consiste na fervura de uma colher de sopa de açafrão. Para melhorar o gosto pode-se incluir um pedaço de gengibre, o qual também tem funções antioxidantes e o potencial de reduzir inflamações. Neste chá coloque uma pitada de pimenta do reino preta para potencializar os efeitos da curcumina. Faça-o como se estivesse fazendo uma sopa de açafrão e coe o líquido, consumindo sem adoçar e morno. Esta receita é apropriada para casos de problemas pulmonares e deve ser tomada com cautela.

 

ESTAS TRÊS RECEITAS, QUANDO ALIADAS A UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E QUANDO TOMADAS EM CONJUNTO PELA MANHÃ E À NOITE ANTES DE DORMIR PREVINEM DIVERSAS DOENÇAS, AUXILIAM A TER UMA BOA NOITE DE SONO E DÃO VITALIDADE E LONGEVIDADE.

 

 

TRATAMENTOS DE DOENÇAS ESPECÍFICAS USANDO O AÇAFRÃO

 

AJUSTE DO SISTEMA DIGESTIVO/BILIAR

Pessoas que sofrem de problemas de indigestão, principalmente oriundos da vesícula biliar e fígado, encontrarão no açafrão um importante aliado. Ele ajuda a diminuir o colesterol e estimula a produção de bile, o que reduz as incomodas sensações de inchaço abdominal e previne doenças hepáticas. Há relatos em estudos médicos de cura total de cirrose e hepatite de todos os tipos.

PREVINE E TRATA O CÂNCER

Além da sua forte atividade antioxidante, o açafrão tem sido intensivamente estudado como agente anticancerígeno. Recentemente, foi verificado o seu papel na indução da  apoptose (quando a célula cancerígena ”se mata”) e como quimioprotetor na inibição da formação de metástase em câncer de mama. Para prevenção utilize sempre a forma indicada nas receitas, usando a pimenta do reino. No caso de melanomas malígnos faça o óleo utilizando óleo mineral (daqueles que se usa em crianças) e passe sobre a pela nas áreas afetadas. Neste caso também use as duas receitas acima ingerindo o azeite e o suco pela manhã e à noite.

No caso de tratamento de câncer interno siga os procedimentos CLICANDO AQUI.

PODEROSO ANTI-INFLAMATÓRIO

Em muitas pesquisas, as substâncias presentes no vegetal apontam retardos na produção das enzimas que causam inflamação ao corpo. Esse benefício ajuda, também na rápida cicatrização e eliminação de riscos de infecções.

MAIS ÂNIMO/VITALIDADE/LONGEVIDADE

O açafrão estimula a produção de serotonina, substância que tem função fisiológica neurotransmissora e vasoconstritora, que, entre outras coisas, é responsável por promover o humor e reduzir a ansiedade.

PREVENÇÃO DE PROBLEMAS CARDÍACOS/PULMONARES

Aprimora a função das paredes dos vasos sanguíneos, promovendo maior circulação. Previne possíveis infartos e, até mesmo, derrames cerebrais. Para este benefício basta ingerir o óleo e o suco pela manhã e à noite, além de seguir algumas dicas das receitas culinárias.

Há relatos de cura em compêndios médicos em casos de tuberculose e diversos outros males que atingem o pulmão.

A raiz de açafrão "in natura" quando feita em forma de chá (nunca adoce) é um grande protetor dos pulmões. Nos casos de tuberculose ou pneumonia deve-se tomar o óleo e o suco pela manhã e à noite tomar o chá depois de consumir uma colher de mel cru (não adoce com mel, tome separado).

ALIVIO DE LESÕES

Alguns tratamentos fitoterápicos, como uma pasta feita com açafrão, são utilizados para minimizar as dores e ajudar na desinflamação. Para preparar uma pasta utilize o pó do açafrão seco com um mínimo de óleo mineral (uso externo) e passe sobre o local.

LIMPA O COURO CABELUDO

Outra forma tópica de utilizar o açafrão é no combate às caspas. O vegetal, combinado com óleos naturais (mesmo procedimento da fabricação do óleo mas use óleo mineral (uso externo) e passe sobre o couro cabeludo. Isso ajudará a livrar o couro cabeludo desse problema tão comum, além de fortalecer os cabelos e os rejuvenescer.

MELHORA A MEMÓRIA/MELHORA OS SINTOMAS DO MAL DE ALZHEIMER

O composto é capaz de estimular um hormônio o qual aumenta o crescimento de novos neurônios e combate processos degenerativos no cérebro, sendo interessante o seu uso em casos de doença de Alzheimer e depressão, além de melhorar a memória.

ESFOLIANTE NATURAL

Para quem tem problemas de acne ou manchas na pele, o uso do açafrão pode ser uma boa maneira de fazer máscaras naturais anti-manchas e utilizando-o como esfoliante natural.

Basta lavar o rosto e depois passar uma colher de sopa junto com mel ou um pouco de creme próprio para o corpo. Sua ação anti-inflamatória ajudará a secar as espinhas e garantirá um aspecto mais liso e macio para a pele.