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A região do município de Mara Rosa é a primeira do estado de Goiás a ter indicação geográfica (IG) – selo conferido a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, o que lhes atribui valor intrínseco, identidade própria, renome e os torna mais competitivos no mercado. Com apoio da Superintendência Federal de Agricultura de Goiás (SFA/GO), a Cooperativa dos Produtores de Açafrão de Mara Rosa (Cooperaçafrão) obteve o registro de IG, na modalidade de indicação de procedência, para o açafrão (Curcuma longa). O açafrão goiano é o primeiro do país a conseguir a IG.

gallery/suco de açafrão

AÇAFRÃO DA TERRA PODE MELHORAR EM ATÉ 200% A PERFORMANCE DE ATLETAS E DIMINUIR LESÕES!

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) descobriram que o açafrão cultivado em Mara Rosa, na região norte do estado, tem um maior nível de curcumina, princípio ativo que ajuda no tratamento de doenças e na melhora do desempenho físico de atletas. Segundo o estudo, a ação anti-inflamatória da especiairia melhora a recuperação muscular e pode ajudar até no combate ao câncer.

Para chegar a esta conclusão, os especialistas analisaram as propriedades do alimento e fizeram um teste com 35 maratonistas goianos. De acordo com a pesquisadora Flávia Rasmussen, da Faculdade de Nutrição da UFG, parte do grupo de atletas ingeriu duas cápsulas de açafrão durante o almoço e uma cápsula durante o jantar.

Ela afirma que, após um mês, o grupo que ingeriu a especiaria apresentou melhor desempenho e menos dores musculares.

“Nós percebemos que as citocinas anti-inflamatórias estavam mais elevadas no grupo que utilizou o açafrão do que no outro grupo. Também houve uma melhora no desempenho do grupo que utilizou o açafrão, e também uma redução da dor muscular em 48h após a corrida. Neste caso a gente comprovou a propriedade anti-inflamatória do açafrão”, disse em entrevista à TV Anhanguera.

Para o maratonista Roberto Brito, o uso do açafrão, de fato, resultou em melhores resultados. Ele conta que, ao final da pesquisa, ele participou de uma competição e conseguiu reduzir o tempo de percurso em 10 minutos.

 

"Para a gente que pratica atividade, dez minutos é muita coisa pra se reduzir em um curto período de tempo”, disse o maratonista.

 

Assim como ele, o atleta Sílvio de Moura Caetano sentiu a melhora na recuperação muscular após os treinos e provas, que causam grande desgaste ao corpo.

“A nossa musculatura ela atrofia, as nossas pernas ficam pesadas, então é um processo que demora um pouco esta recuperação. E, com o uso do açafrão, eu percebi que este processo se tornou um pouco mais rápido”, contou.

 

Todo atleta ou praticante de atividades físicas, sobretudo os praticantes de exercícios anaeróbicos há um grande desgaste muscular e, embora traga inúmeros benefícios à saúde e aumenta a massa muscular, o atleta sofre com a geração de energia sem a utilização de oxigênio. Os exercícios anaeróbicos são o contrário dos aeróbicos, compondo-se de alta intensidade e curta duração. Caracterizam-se por não utilizar o oxigênio para a promoção de energia pois é gerada através do tecido vivo. Seu principal público são pessoas em busca de ganho de massa muscular.

Muitos se questionam sobre a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos. No primeiro há um grande gasto calórico, porém com movimentos mais lentos, já na segunda opção os exercícios são mais rápidos com foco no grupo muscular. A origem da energia é o que distingue os dois. Enquanto o aeróbico alimenta-se do ar, o anaeróbio utiliza os hidratos de carbono.

No primeiro caso (exercícios anaeróbicos) a célula promove um ATP sem a utilização de oxigênio, mas tem a consequência da liberação do ácido lático, que vai gerar uma inflamação dolorida. Aí entra o grande poder da curcumina, que elimina a inflamação sem, contudo, tirar os efeitos da hipertrofia.

 

Para chegar a esta conclusão, os especialistas analisaram as propriedades do alimento e fizeram um teste com 35 maratonistas goianos. De acordo com a pesquisadora Flávia Rasmussen, da Faculdade de Nutrição da UFG, parte do grupo de atletas ingeriu duas cápsulas de açafrão durante o almoço e uma cápsula durante o jantar.

Ela afirma que, após um mês, o grupo que ingeriu a especiaria apresentou melhor desempenho e menos dores musculares.

“Nós percebemos que as citocinas anti-inflamatórias estavam mais elevadas no grupo que utilizou o açafrão do que no outro grupo. Também houve uma melhora no desempenho do grupo que utilizou o açafrão, e também uma redução da dor muscular em 48h após a corrida. Neste caso a gente comprovou a propriedade anti-inflamatória do açafrão”, disse em entrevista à TV Anhanguera.

Para o maratonista Roberto Brito, o uso do açafrão, de fato, resultou em melhores resultados. Ele conta que, ao final da pesquisa, ele participou de uma competição e conseguiu reduzir o tempo de percurso em 10 minutos.

 

No caso de exercícios aeróbicos, ainda que não seja regra, também ocorre a inflamação por desgaste excessivo do metabolismo. 

 

Segundo a Universide Federal de Goiás, o Açafrão de Mara Rosa tem um nível maior de curcumina, princípio ativo que ajuda no tratamento de doenças e na melhora do desempenho físico de atletas. (VEJA MATÉRIA).

 

Para se conseguir um bom desempenho siga as receitas do sub menu "Medicinal", do Menu Receitas, tomando o óleo de açafrão feito com óleo de coco e o suco de açafrão sempre com a piperina (pimenta do reino). A piperina potencializa em até 2 mil vezes o efeito da curcumina.

 

MELHORES RESULTADOS EM ATLETAS DE ESPORTISTAS EM GERAL

1) O açafrão tem melhores resultados quando o atleta tem bons níveis de Vitamina D3 no organismo;

2) A melhor forma de adquirir vitamina D é com o sol entre 11:00 e 13:00 horas, pois para produzir nosso corpo usa os raos ultravioleta da luz solar;

3) Para evitar os efeitos nocivos dos raios ultravioleta tome um pouco antes 3 gramas de vitamina C;

4) Utilize as receitas do sub menu "Medicinal", no menu "Receitas" e tome pela manhã e pós treino um copo de suco de açafrão e uma colher de sopa de óleo de açafrão produzido com óleo de coco.